Escucha y lee

Descubre un mundo infinito de historias

  • Lee y escucha todo lo que quieras
  • Más de 1 millón de títulos
  • Títulos exclusivos + Storytel Originals
  • Precio regular: CLP 7,990 al mes
  • Cancela cuando quieras
Suscríbete ahora
Cover for Lugar comum

Lugar comum

Idioma
Portugués
Formato
Categoría

Novelas

Ler este livro, no mínimo, vai deixar o leitor sem saber em que dia está; aqui, nestas páginas, todo dia é sábado e domingo, como na casa dos avós de Nara. E quando o leitor se vir no quintal da casa, na pequena Guarani, no interior de Minas Gerais, sentado no táxi feito com uma escada de madeira deitada sobre tijolos, não vai querer descer mais desse passeio pelas histórias dessa mineira que não via a hora de sair pelo mundo, desde criança. E um dia saiu. E com ela estão surgindo os seus livros. Logo vamos descobrir que era inevitável tal destino.

Assim como acontecia na infância de Nara, na casa de sua avó, com seus primos que chegavam, "feito torneira aberta", estas crônicas e contos jorram com sabor de tempos bons e inesquecíveis, como quando todos os chocolates na venda eram a grande preocupação da menina durante a maior e assustadora enchente na cidade. O rio subindo, subindo sem parar, transbordando, engolindo quintais, ruas, quase invadindo o estoque de doces na venda do Zé Teixeira.

"O progresso falha, mas as estrelas resistem". A tecnologia, os aplicativos, as redes sociais, falham, mas as recordações não se apagam no céu infinito da memória de Nara, até aquela da notícia sobre o fim do mundo, no rádio, que tanto assustou a menina que não teve coragem de abrir os olhos ao acordar de manhã. Mas o mundo não acabou naquela vez, ela cresceu, atravessou o oceano e agora está em Londres. E levou na bagagem "lembranças embaralhadas, coisa de infância bem vivida que se misturou com um punhado de sonhos". "Poesia, contos e crônicas. Era a sua fortuna". E parte desta riqueza está aqui neste livro.

E lá no outro lado do mundo, casada, durante uma tempestade de verão, testemunhou na janela de casa, com os rostos se iluminando com os relâmpagos, a filha pequena de mãos dadas com o pai, encantada e assustada com a chuva que desabava sobre a cidade, construindo uma lembrança, e que é "bem assim que vamos fazendo a vida".

Lembranças de casas, lugares, pessoas, vizinhos, gente com muito "amor esparramado e uma generosidade que caía que nem manga madura do pé. Era de graça. Era pra quem quisesse pegar." E a pequena Nara pegava, e guardava esses bons momentos que agora se esparramam pelo livro, que basta virar a primeira página para começar a pegar.

Um livro tal qual um pé de fruta madura, em tardes de sol, no quintal, sem mais nada para fazer senão saborear lembranças e um olhar sincero, delicado, poético, de uma menina que cresceu inconformada que no novo terreno agregado ao fundo da casa cresciam espinafres, salsa e cebolinha, e não a piscina tão desejada.

"Que gosto tem a vida?", pergunta Nara em algum lugar do livro e começa a listar: de pipoca, queijinho, de curativo, beabá, bolo, brinquedos. Leite com mamão, pizza, flores. Tricôs e bordados. Caramujo com manteiga. Balas. Salsa e cebolinha do quintal. Uma música. Penteados, bailes. O primeiro beijo.

Que gosto tem esse livro? O gosto de vida.

© 2021 Pasavento (Libro electrónico): 9788568222065

Fecha de lanzamiento

Libro electrónico: 8 de marzo de 2021

Etiquetas

Otros también disfrutaron...

  1. Aulas sobre Shakespeare
    Aulas sobre Shakespeare W.H. Auden
  2. Pró ou contra a bomba atomica
    Pró ou contra a bomba atomica Elsa Morante
  3. Aqueles que queimam livros
    Aqueles que queimam livros George Steiner
  4. Contra o colonialismo
    Contra o colonialismo Simone Weil
  5. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica
    A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica Walter Benjamin
  6. Mudar de ideia
    Mudar de ideia Aixa de la Cruz
  7. Hemingway e Paris: Um caso de amor
    Hemingway e Paris: Um caso de amor Benjamim Santos
  8. A sociedade como veredito
    A sociedade como veredito Didier Eribon
  9. Rua de mão única - Infância berlinense: 1900
    Rua de mão única - Infância berlinense: 1900 Walter Benjamin
  10. Napoleão: O homem por trás do mito
    Napoleão: O homem por trás do mito Adam Zamoyski
  11. Linguagem, tradução, literatura: Filosofia, teoria e crítica
    Linguagem, tradução, literatura: Filosofia, teoria e crítica Walter Benjamin
  12. Kafka e a marca do corvo: Romance biográfico
    Kafka e a marca do corvo: Romance biográfico Jeanette Rozsas
  13. Crítica da Razão Negra
    Crítica da Razão Negra Achille Mbembe
  14. O indomável: João Carlos Martins entre som e silêncio
    O indomável: João Carlos Martins entre som e silêncio Jamil Chade
  15. Uma autobiografia literária
    Uma autobiografia literária Moacyr Scliar
  16. Conversa de jardim
    Conversa de jardim Maria Valéria Rezende, Roberto Menezes
  17. Alternativas sistêmicas: Bem Viver, decrescimento, comuns, ecofeminismo, direitos da Mãe Terra e desglobalização
    Alternativas sistêmicas: Bem Viver, decrescimento, comuns, ecofeminismo, direitos da Mãe Terra e desglobalização Pablo Solón
  18. Estética e sociologia da arte
    Estética e sociologia da arte Walter Benjamin
  19. Narrativas do medo 1
    Narrativas do medo 1 Marcos DeBrito, Duda Falcão, Hedjan C.S, Alexandre Callari, Vitor Abdala, Márcio Benjamin, Geraldo de Fraga, Paul Richard Ugo, Petter Baiestorf, Rô Mieling, Cesar Bravo, Ademir Pascale, Flávio Karras, Melvin Menoviks, Rodrigo Ramos, Alfer Medeiros, Marcus Barcelus, Daniel Pires
  20. Boitempo I: Menino antigo
    Boitempo I: Menino antigo Carlos Drummond de Andrade
  21. Anon
    Anon Virginia Woolf
  22. A chegada da escrita
    A chegada da escrita Hélène Cixous
  23. As primícias
    As primícias Dias Gomes
  24. Nobreza de Sangue: A Biografia de Vlad & Báthory
    Nobreza de Sangue: A Biografia de Vlad & Báthory Vlad, Bathory
  25. Uma nova introdução a Foucault
    Uma nova introdução a Foucault Edgardo Castro
  26. Boitempo II: Esquecer para lembrar
    Boitempo II: Esquecer para lembrar Carlos Drummond de Andrade
  27. Pssica
    Pssica Edyr Augusto Proença
  28. Memorial de Aires
    Memorial de Aires Machado de Assis
  29. Mensagem
    Mensagem Fernando Pessoa

Explora nuevos mundos

  • Más de 1 millón de títulos

  • Modo sin conexión

  • Kids Mode

  • Cancela en cualquier momento

Audiolibros, ebooks y mucho más.

Unlimited

Escucha y lee sin límites.

CLP 7990 /mes

  • 1 cuenta

  • Acceso ilimitado

  • Escucha y lee los títulos que quieras

  • Modo sin conexión + Kids Mode

  • Cancela en cualquier momento

Pruébalo ahora