Escucha y lee

Descubre un mundo infinito de historias

  • Lee y escucha todo lo que quieras
  • Más de 1 millón de títulos
  • Títulos exclusivos + Storytel Originals
  • 7 días de prueba gratis, luego $169 MXN al mes
  • Cancela cuando quieras
Suscríbete ahora
Cover for Ao Farol

Ao Farol

Ediciones

90

Idioma
Portugués
Formato
Categoría

No ficción

Virginia Woolf passava as férias de verão, até os treze anos, na casa de praia da família em St Ives, na Cornualha, numa baía de onde se avistava o farol da ilha de Godrevy. Esses verões à beira-mar ficaram para sempre na sua memória.

Sua amada mãe, Julia Stephen, renomada por sua beleza, morreu quando Virginia tinha treze anos. Ela teve aí o primeiro dos colapsos nervosos que a atormentariam pelo resto da vida.

Com o pai, Leslie Stephen, historiador e alpinista, Virginia mantinha uma relação ambígua. Ele era, nas suas próprias palavras, "espartano, ascético, puritano". Mas também podia ser muito carinhoso para com os filhos. E foi pela leitura dos livros de sua biblioteca que Virginia, que nunca frequentou escola nem universidade, obteve toda a sua educação.

Ao Farol é a transposição artística da memória dos verões passados em St Ives e da relação com os pais. Mas um romance, se bem concebido, nunca é um relato autobiográfico. Tal como no sonho freudiano, a artista procede por condensações, deslocamentos, deformações.

O Sr. Ramsay não é Leslie Stephen. A Sra. Ramsay não é Julia Stephen. A pintora Lily Briscoe não é Virginia Woolf. E a Ilha de Skye, na Escócia, não é, obviamente, a baía de St Ives, na Inglaterra.

E uma obra literária, poesia ou ficção, não é feita dos atos e eventos banais que constituem o material da vida cotidiana. Mas de revelações, de visões, de epifanias. A artista é uma vidente. Ela vê o que não vemos. E o ato artístico supremo consiste em transformar visões em palavras, em frases, em verbo.

Em Ao Farol, as visões, os sons, as cores da infância de Virginia se transformam em imagens literárias, em sonoridades verbais, em coloridos estilísticos. Ela exerce aí, com virtuosidade invulgar, o privilégio supremo da verdadeira artista.

Com sorte, teremos, ao lê-lo, as nossas próprias visões, desfrutando, assim, ainda que modesta e brevemente, do precioso dom da vidência. Não se pode querer mais.

© 2016 Autêntica Editora (Libro electrónico): 9788582171974

Traductores: Tomaz Tadeu

Fecha de lanzamiento

Libro electrónico: 29 de noviembre de 2016

Otras ediciones

Libros similares a Ao Farol

  1. Orlando: Uma biografia
    Orlando: Uma biografia Virginia Woolf
  2. Minha amiga Anne Frank
    Minha amiga Anne Frank Hannah Pick-Goslar
  3. Marx: Uma introdução
    Marx: Uma introdução Jorge Grespan
  4. A matemática não falha
    A matemática não falha Lima Barreto
  5. Breve história do feminismo no Brasil e outros ensaios
    Breve história do feminismo no Brasil e outros ensaios Maria Amélia de Almeida Teles
  6. Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais
    Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais Adriana Varejão, Alba Margarita Aquinaga Barragán, Alejandra Santillana, Angela Figueiredo, Dúnia Chávez, Julieta Paredes, Lélia González, Luiza Bairros, Marcela Cantuária, María Elvira Díaz-Benítez, María Lugones, Marnia Lazreg, Miriam Lang, Ochy Curiel, Oyèrónké Oyěwùmi, Suely Messeder, Susana de Castro, Thula Rafaela Oliveira Pires, Yuderkys Espinosa Miñoso, Rosana Paulino, Claudia de Lima Costa, Maria da Graça Costa
  7. Quanto mais cinema melhor: Uma biografia de Carlos Manga: Uma biografia de Carlos Manga
    Quanto mais cinema melhor: Uma biografia de Carlos Manga: Uma biografia de Carlos Manga Sérgio Cabral
  8. Mentiras que contam às mulheres: Os mais ultrajantes e absurdos conselhos dados às mulheres ao longo da história
    Mentiras que contam às mulheres: Os mais ultrajantes e absurdos conselhos dados às mulheres ao longo da história Kaz Cooke
  9. Sherlock Holmes - O cão dos Baskerville
    Sherlock Holmes - O cão dos Baskerville Arthur Conan Doyle
  10. As mulheres devem chorar... Ou se unir contra a guerra: Patriarcado e militarismo
    As mulheres devem chorar... Ou se unir contra a guerra: Patriarcado e militarismo Virginia Woolf
  11. Noite Ilustrada
    Noite Ilustrada Thedy Corrêa
  12. Cabelos compridos e O pito do reverendo: Dois contos de Monteiro Lobato: Literatura
    Cabelos compridos e O pito do reverendo: Dois contos de Monteiro Lobato: Literatura Monteiro Lobato
  13. Sentimento do mundo
    Sentimento do mundo Carlos Drummond de Andrade
  14. Traveling Music: Música para viagem - volume 1
    Traveling Music: Música para viagem - volume 1 Neil Peart
  15. O mundo é grande
    O mundo é grande Carlos Drummond de Andrade, Raquel Cané
  16. O gato preto
    O gato preto Edgar Allan Poe
  17. O Duplo - Dostoiévski
    O Duplo - Dostoiévski Fiódor Dostoiévski
  18. Primeiro de maio e outras crônicas
    Primeiro de maio e outras crônicas Antonieta de Barros
  19. O Auto da Compadecida 2: As novas aventuras de João Grilo e Chicó
    O Auto da Compadecida 2: As novas aventuras de João Grilo e Chicó Adriana Falcão, Carlos Newton Júnior, Guel Arraes, João Falcão, Jorge Furtado
  20. Sobre o significado de "gossip"
    Sobre o significado de "gossip" Silvia Federici
  21. Guerrilha: o combate ao neoliberalismo e ao fascismo, em 6 anos de crônicas. Com detalhes das ações coletivas dos empregados da Petrobras (Repouso Remunerado e RMNR) e dos retrocessos no Plano de Cargos da empresa e na Petros
    Guerrilha: o combate ao neoliberalismo e ao fascismo, em 6 anos de crônicas. Com detalhes das ações coletivas dos empregados da Petrobras (Repouso Remunerado e RMNR) e dos retrocessos no Plano de Cargos da empresa e na Petros Normando Rodrigues
  22. Por que falar outra vez em caças às bruxas?
    Por que falar outra vez em caças às bruxas? Silvia Federici
  23. A professora da alfabetização: suspense baseado em evidências científicas - semifinalista prêmio ABERST melhor thriller
    A professora da alfabetização: suspense baseado em evidências científicas - semifinalista prêmio ABERST melhor thriller Matheus Bento, Americo Amorim
  24. Contos selecionados de Kate Chopin - volume 1
    Contos selecionados de Kate Chopin - volume 1 Kate Chopin
  25. As lutas de classes na França
    As lutas de classes na França Karl Marx

Explora nuevos mundos

  • Más de 1 millón de títulos

  • Modo sin conexión

  • Kids Mode

  • Cancela en cualquier momento

Oferta por tiempo limitado

Ilimitado Mensual

Historias ilimitadas para erizarte la piel.

$169 /mes

  • 1 cuenta

  • Acceso ilimitado

  • Escucha y lee los títulos que quieras

  • Modo sin conexión + Kids Mode

  • Cancela en cualquier momento

Suscríbete ahora

Ilimitado Anual

Escucha y lee sin límites a un mejor precio.

$1190 /año

  • 1 cuenta

  • Acceso ilimitado

  • Escucha y lee los títulos que quieras

  • Modo sin conexión + Kids Mode

  • Cancela en cualquier momento

Pruébalo ahora

Familiar

Perfecto para compartir historias con toda la familia.

Desde $259 /mes

  • 4-6 cuentas

  • 100 horas/mes para cada cuenta

  • Acceso a todo el catálogo

  • Modo sin conexión + Kids Mode

  • Cancela en cualquier momento

Tú + 3 miembros de la familia

4 cuentas

$259 /mes

Pruébalo ahora