Step into an infinite world of stories
Non-fiction
O gótico e seus monstros: a literatura e o cinema de horror discute a literatura e o cinema góticos através da figura do monstro. A obra traça um panorama histórico das produções literárias e fílmicas, e também dos quadrinhos e do gótico feminino, analisando-as principalmente em suas construções do outro monstruoso.
Mau, cósmico, incognoscível, abjeto, sexual, transgressor ou ambivalente, o monstro é analisado não somente a partir da sua condição física ou do contexto em que se manifesta, mas também com base nos efeitos que suas representações exercem no intérprete ou em personagens das obras.
No século XXI, a construção da figura do monstro está ligada aos medos e ansiedades diante das mudanças e incertezas contemporâneas, incluindo o contato com o outro diferente. Nesse ínterim, analisa-se também como adaptações fílmicas de obras de H. P. Lovecraft traduzem o outro monstruoso para a contemporaneidade.
No ano em que Lovecraft faria 130 anos, suas obras continuam sendo exploradas por vários autores, e expandidas por meio de diversos produtos culturais. Ao adaptarem a literatura do escritor, filmes se relacionam de modos variados e imprevisíveis aos Mitos de Cthulhu e ao universo ficcional por ele elaborado, e têm na forma criativa e transformadora como abordam e reconstroem o horror cósmico lovecraftiano o seu valor.
Essa edição conta com projeto gráfico de Leander Moura, e prefácio de S. T. Joshi, crítico e acadêmico premiado cujo trabalho se concentrou amplamente em ficção fantástica e estranha, especialmente a vida e a obra de H. P. Lovecraft e escritores associados.
© 2021 Cartola Editora (Ebook): 9786587084541
Release date
Ebook: May 30, 2021
Listen and read without limits
800 000+ stories in 40 languages
Kids Mode (child-safe environment)
Cancel anytime
Listen and read as much as you want
1 account
Unlimited Access
Offline Mode
Kids Mode
Cancel anytime
English
International