Step into an infinite world of stories
Non-fiction
Excelente introdução ao debate em torno da Teoria Queer, o presente livro é escrito com a precisão e a sensibilidade peculiares a Richard Miskolci, este jovem, inspirado e talentoso pesquisador das temáticas do corpo, das identidades e das subjetivações. A partir da narrativa pessoal de suas experiências escolares, marcadas pelo autoritarismo e pela violência dos anos finais da ditadura militar, adentramos, por meio de uma leitura leve e aprofundada, numa reflexão balizada pelo desejo de transformar as relações de poder presentes na escola heteronormativa, que desconhece as múltiplas facetas da expressão humana e impõe padrões binários daquilo que se espera do "ser homem" e do "ser mulher".
A Teoria Queer, tal como vem sendo incorporada à cultura e às práticas da sociedade brasileira, vem questionar os dispositivos de biopolítica que disciplinam e controlam corpos e desejos, causando sofrimento a quem ousa ser diferente. E vem, assim, propor um novo olhar para a escola e para a educação, onde a ilusão da neutralidade quanto à construção ideológica de uma hegemonia identitária deve ser vinculada a alguns interesses – e não a outros.
Lidar com o diferente, na perspectiva de também se transformar e se colocar em questão: eis a provocação queer para uma escola que traz ao discurso as experiências do estigma e da humilhação, a fim de repensar a si própria em face do convívio humano e das demandas da sociedade civil.
Keila Deslandes Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de Paris Coordenadora do Programa de Educação para a Diversidade – UFOP
© 2017 Autêntica Editora (Ebook): 9788582179338
Release date
Ebook: July 21, 2017
Tags
Listen and read without limits
800 000+ stories in 40 languages
Kids Mode (child-safe environment)
Cancel anytime
Listen and read as much as you want
1 account
Unlimited Access
Offline Mode
Kids Mode
Cancel anytime
English
International