Escucha y lee

Descubre un mundo infinito de historias

  • Lee y escucha todo lo que quieras
  • Más de 500 000 títulos
  • Títulos exclusivos + Storytel Originals
  • 14 días de prueba gratis, luego $24,900 COP/al mes
  • Cancela cuando quieras
Descarga la app
CO -Device Banner Block 894x1036

Qualquer maneira de alfabetizar vale a pena?: Histórias de alfabetização de uma professora pesquisadora

1 Calificaciones

5

Idioma
Portugués
Format
Categoría

Aprender idiomas

"Quem com método fônico se alfabetiza, com método fônico alfabetizará?"

Valendo-se de sua rica formação e astuta sensibilidade para o que se passa no chão da escola, Eliana Albuquerque nos instiga a partilhar sua resposta àquela pergunta que a acompanha desde criança.

Para isso, ela faz uma primorosa arqueologia de suas vivências de aprendiz de beabá, de sua etapa como alfabetizadora bem-sucedida, de sua já longa vida de pesquisadora rigorosa, assim como de formadora de professoras e pesquisadores cuidadosos… e de seu exercício como mãe amorosa mais que presente na alfabetização das filhas.

De mãos dadas, nós, seus leitores, experienciamos todas as alfabetizações que a autora colecionou ao longo de mais de meio século, e das quais tem saudades. Ao final, saímos fortalecidos na crença de que, se "toda maneira de amor vale a pena", isso não se aplica às formas de alfabetizar. Como nos ensina Eliana, "no que se refere às práticas de alfabetização, temos defendido que valem a pena as 'maneiras de alfabetizar' que respeitam a autonomia docente e as subjetividades dos sujeitos aprendizes, sejam eles crianças, jovens, adultos ou idosos". Artur Gomes de Morais

© 2023 Autêntica Editora (eBook ): 9786559283231

Fecha de lanzamiento

eBook : 29 de septiembre de 2023

Etiquetas

    Otros también disfrutaron ...